top of page

Conheça o Diretor-Spike Jonze : De Fotógrafo de Revista a Diretor Premiado

  • Autor
  • 29 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura


Spike Jonze/ Flixster

De fotógrafo de esportes radicais e câmera de pegadinhas a cineasta premiado. Assim que a carreira de Spike Jonze foi trilhada. O Jovem que nasceu em 1969 na cidade Rockville, Maryland com o nome Adam Spigel – que depois mudou artisticamente para Spike Jonze – começou sua carreira bem cedo aos 18 anos, na Loja de Bicicleta BMX, como vendedor, no entanto, tornou-se amigo de Mark Lewman e Andy Jenkins, editores da Freestylin' Magazine, que ficaram surpreendidos com as fotos de Jonze e começaram a publicá-las nas suas próprias revistas. Logo em seguida, ele foi chamado para trabalhar com várias outras revistas do segmento do skate, como a Transword Skateboarding e a Blind Skateboarding, chegando até a criar a revista Dirt ,voltada para área de Bicicleta.

Foi justamente nesse segmento que Spike começou seu trabalho como diretor. O primeiro vídeo que dirigiu foi intitulado “Rubish Heap” e era um comercial para a Word Industries, mostrando um pouco do mundo dos skates. Esse trabalho chamou atenção da Banda Sonic Youth, que o chamou para dirigir o videoclipe da música “100%”. Após isso, ele começou a trabalhar com a Banda Weezer no videoclipe da música “Buddy Holly”, na qual a revista Rolling Stones (isso, a própria!) o colocou no top de melhores clipes da década de 90. Em seguida, Jonze trabalhou com diversas outras bandas e artistas como: Sabotage, Fatboy Slim, Dinousar Jr, Arcade Fire e Bjork.


Spike Jonze recebendo o prêmio Gran Prix do Festival de Berlim- Berndinale website

Mas foi somente em 2002 que ele teve sua primeira chance de dirigir um longa. O filme “Quero Ser John Malkovich”, que conta a história de um grupo de pessoas que encontrou um portal para a cabeça do ator John Malkovich. O filme foi bem recebido pela crítica, sendo indicado à dois Oscars (Melhor Diretor e Melhor Roteiro). Após isso, Jonze dirigiu o filme “Adptation” no qual ganhou o Gran Prix do Festival de Berlim. Depois ele deu uma pequena pausa na carreira e só voltou em 2014 com o filme “HER” (que muitos consideram como sua obra prima), no qual ele fala que é “uma história de amor moderna”. O filme foi um sucesso de crítica e bilheteria e chegou até a ganhar o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Roteiro para o diretor.




Desde Her, Jonze anda fazendo “apenas” alguns comerciais para empresas como a Apple, Enfermed e curtas especiais, como a abertura para o programa do Steven Colbert. O diretor anda trabalhando em um projeto secreto com o cantor Frank Ocean e o ator Brad Pitt, mas nada muito concreto ainda.

Olhe abaixo uma timeline da carreira do diretor


Texto: Marcos Paulo

Revisão: Tatiane Raquel

Comments


    bottom of page