top of page

Tédio de quarentena? vem conhecer o Il Volo, grupo italiano de pop-lírico que tem dado o que falar

  • Autor
  • 30 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura




Lidar com o período de quarentena pode ser uma tarefa difícil, principalmente no sentido de encontrar algo para se entreter durante esse tempo sem ter que sair de casa. Se você já ouviu todos os álbuns recentes possíveis, se está ansioso com as notícias da turnê da sua cantora favorita (mas nada foi divulgado ainda), ou se simplesmente quer passear um pouco por novos gêneros musicais, a equipe do Outra Dimensão te convida a conhecer o Il Volo, um trio italiano de pop-lírico que vai mudar sua percepção sobre música clássica.


Quem são eles?


O Il Volo, como já dito anteriormente, é um grupo de pop-operático ou pop lírico (gênero musical que, como o próprio nome sugere, é uma junção do canto lírico com a música popular), formado por Piero Barone, Ignazio Boschetto e Gianluca Ginoble, após se conhecerem em 2009 nos bastidores de uma competição musical da Itália chamada “Ti Lascio Una Canzone”. A primeira música de maior sucesso do grupo foi a interpretação do clássico “Sole Mio”, que alçou de vez a carreira desses jovens cantores, sugerindo assim, o próprio nome do trio que significa “O Voo” em português.


Por que conhecer mais sobre eles?



A música clássica sempre teve o estereótipo de ser voltada para um público mais velho, com a típica voz aguda das sopranos acompanhada por uma imponente orquestra em algum teatro chique por aí. Mas o Il Volo chegou justamente para mudar isso e de uma certa forma, popularizar o gênero, com batidas mais animadas, letras românticas e atuais, além de um show de interpretação na regravação de canções clássicas como “A Vida é Bela”, por exemplo, sem deixar de lado, no entanto, a beleza e a peculiaridade do gênero, acentuada pelas vozes marcantes dos três jovens cantores. No total, o trio já acumula 10 álbuns de carreira, entre projetos natalinos, um álbum inteiro dedicado aos três tenores (Plácido Domingos, José Carreras e Luciano Pavrotti), um outro álbum todo dedicado à música latina (Ámame, CD experimental lançado no ano passado) e o trabalho mais recente, Musica. E um detalhe importante: ao percorrer pela discografia dos meninos, você vai facilmente se deparar com três idiomas diferentes: italiano, espanhol e inglês.


Quais músicas recomendamos para quem quer conhece-los melhor?



Uma das músicas de maior sucesso do grupo e que os levou a vencer o Festival Sanremo em 2015, é a canção “Grande Amore”, cujo clipe extremamente criativo, faz referência a cenas clássicas do cinema, como o beijo na chuva (e de cabeça para baixo!) do Homem-Aranha com a Mary Jane e a cena inesquecível de Ghost, quando Sam abraça Molly por trás enquanto ela desenha a forma do vaso. Outras canções perfeitas para conhecer a essência do trio é “La Amore si Muove”, “Si mi Falta Tu Mirada” e “We are Love”; Se quiser seguir pelas canções mais clássicas, têm “La Traviatta”, “Granada” e “Torna a Surriento”. Mas se você quiser começar pela fase latina, também sugerimos as canções “Ámame”, “Noche Sin Dia” e “Maldito Amor”. Viu só? Tem pra todo gosto!




Qual a relação deles com o Brasil?


Conhecidos por serem extremamente acessíveis e divertidíssimos nos palcos (e fora deles), o trio é fã de carteirinha do Brasil. Só ano no passado, na turnê de comemoração aos 10 anos de carreira, o grupo não fez menos que 7 SHOWS no país, se apresentando não só no eixo Rio-São Paulo, mas em outras cidades como Brasília e Porto Alegre.

Além disso, os meninos já declararam o interesse em gravar uma música brasileira em um dos seus CD’s futuramente, sendo que sempre mantêm essa esperança acesa no coração das fãs ao cantar clássicos brasileiros como “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim. Os três também já marcaram presença em diversos programas por aqui, como o Altas Horas, Programa da Eliana e o Mais Você. E por fim, não é muito difícil de vê-los no instagram desfilando com a camisa da seleção brasileira (se foram compradas por eles próprios ou se são presentes de alguma fã, não sabemos dizer hahaha).

No mais, buscamos fazer um apanhado bem amplo acerca do trabalho desenvolvido por eles ao longo desses dez anos e podemos garantir que é uma trajetória lindíssima que vale a pena acompanhar. Esperamos que a postagem tenha convencido você a conhecer um pouco mais desse grupo promissor que com certeza, ainda vai dar muito o que falar.


 
 
 

Comentarios


    bottom of page