top of page

Conheça os Filmes da Competição de Cannes 2024

  • Autor
  • 13 de abr. de 2024
  • 6 min de leitura

Senhoras e senhores, damos início à temporada de premiações de 2025! O Festival de Cannes acaba de divulgar os nomes dos filmes que irão participar da sua competição, e temos uma lineup recheada de novatos, veteranos e até mesmo lendas do cinema.


Por isso, decidimos mostrar e falar sobre cada um deles para vocês:


Motel Destino- Karim Aïnouz


Sim, o Brasil está novamente representado em Cannes. O diretor brasileiro já conquistou um prêmio no festival por seu filme anterior, "A Vida Invisível", em 2019, na categoria "Um Certo Olhar". Este ano, ele retorna com seu novo longa, "Motel Destino".


Segundo Karim o filme é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola.


Emilia Perez -Jacques Audiard


O diretor de "Paris 13th" e "The Sisters Brothers" se arrisca em um musical com um grande elenco com Selena Gomez, Zoe Saldaña, Édgar Ramírez e Karla Sofía.


O musical se passa no México nos dias de hoje. A advogada Rita recebe uma oferta inesperada. Ela tem que ajudar um temido chefe do cartel a se aposentar e desaparecer para sempre, tornando-se a mulher que ele sempre sonhou ser.


Tivemos já musicais de Cannes saindo aclamados ou criticados, qual será a resposta? teremos que esperar.


Megalopolis - Francis Ford Coppola



Estamos falando de uma verdadeira lenda do cinema, que aos 85 anos decidiu realizar o projeto dos seus sonhos, financiando-o com recursos próprios. Mesmo com todo o seu renome, ainda não conseguiu encontrar uma empresa para distribuir seu filme.


Sem contar o elenco estelar do filme: Adam Driver, Aubrey Plaza, Giancarlo Esposito, Laurence Fishburne, Chloe Fineman, Shia LaBeouf, Nathalie Emmanuel e Jason Schwartzman.


O filme segue a história de um arquiteto e sua visão de uma Nova York futurista, que rivaliza com a visão conservadora do prefeito que tem outros planos para a cidade.


Espero que, com o burburinho do festival e as críticas favoráveis, os estúdios finalmente decidam pegar essa que pode ser a última obra de Francis Ford Coppola e levá-la para os cinemas.


The Apprentice - Ali Abbasi



Certamente um dos filmes mais inusitados da competição, o diretor Ali Abbasi retorna às telas após seu excelente filme "Holy Spider", com uma história sobre uma das figuras mais controversas da atualidade: Donald Trump.


O filme explora os primeiros anos de Donald Trump e a sua relação com Roy Cohn na década de 1970.



No elenco, temos Sebastian Stan (o Bucky da Marvel) interpretando o ex-presidente dos EUA, Jeremy Strong (Kendall de Succession) como Roy Cohn, e Maria Bakalova no papel de Ivana Trump.


The Shrouds - David Cronenberg


Cronenberg está de volta com mais um terror e dessa vez parece que ele quer mexer com o luto e pós-morte.


O filme segue Karsh, um empresário inovador e viúvo enlutado, que constrói um dispositivo para se conectar com os mortos dentro de uma mortalha.


No elenco temos Vincent Cassel, Diane Kruger e Guy Pearce.


Kinds of Kindness - Yorgos Lanthimos




O diretor de "Pobres Criaturas" e "A Favorita" certamente tem muitas contas para pagar, já que não para de trabalhar! Ele retorna a Cannes com seu mais novo filme, que apresenta uma pegada bem similar a "Relatos Selvagens", do diretor argentino Damián Szifron.


Um homem tenta se libertar do caminho predeterminado; um policial questiona o comportamento da esposa, e a busca de uma mulher para localizar um indivíduo que foi profetizado para se tornar um guia espiritual.


No elenco temos: Emma Stone, Jesse Plemons, Willem Dafoe, Margaret Qualley, Hong Chau, Joe Alwyn, Mamoudou Athie e Hunter Schafer


Será que teremos outro sucesso do diretor?


Grand Tour -Miguel Gomes


O diretor português Miguel Gomes volta ao festival desta vez na competição oficial com seu mais novo longa.


O filme acompanha Edward, funcionário público, foge da noiva Molly no dia do casamento deles em Rangum, 1917. As viagens dele substituem o pânico pela melancolia. Molly, decidida a se casar, divertida com sua fuga, o segue pela Ásia.


All We Imagine As Light - Payla Kapadia



A Índia também marca presença no festival com o longa da diretora Payla Kapadia.


Conta a história de Praba, uma enfermeira, que recebe um presente inesperado de seu marido há muito distante que deixa sua vida em desordem. Sua colega de quarto mais jovem, Anu, tenta em vão encontrar um lugar reservado na cidade grande para ficar sozinha com o namorado.


Um dia, as duas enfermeiras fazem uma viagem até uma cidade litorânea onde a floresta mística se torna um espaço para a manifestação de seus sonhos.


Diamant BRUT - Agathe Riedinger



o filme frânces segue Liane, 19 anos, imprudente e incandescente, vive com a mãe e a irmã mais nova sob o sol poeirento de Fréjus. Obcecada pela beleza e pela necessidade de se tornar alguém, ela vê num reality show a possibilidade de ser amada. O destino finalmente parece sorrir para ela quando ela passa por uma chamada de elenco para “Miracle Island”.


  L'Amour ouf- Gilles Lellouche



O filme é descrito como uma montanha-russa de emoções que abrange mais de 15 anos na vida de amantes infelizes.


No elenco temos: François Civil e Adèle Exarchopoulos.


Parthenope -Paolo Sorrentino



O diretor de "A Grande Beleza" e "Mão de Deus" volta as telas com uma releitura de um conto grego.

O longa narra a história de uma mulher chamada “Partenope”, “que carrega o nome de sua cidade, mas não é uma sereia nem um mito”.


No elenco temos: Gary Oldman, Luisa Ranieri, Silvio Orlando, Isabella Ferrari e Stefania Sandrelli.


The Girl with The Needle- Magnus von Horn


O diretor sueco volta ao festival com seu mais novo longa:


O filme acompanha uma jovem operária grávida assume o trabalho de ama de leite para uma mulher carismática, a fim de escapar da pobreza. Sob a fachada falsa de uma loja de doces, a mulher dirige uma agência de adoção escondida, ajudando mães pobres a encontrar lares adotivos para seus bebês indesejados.


 Limonov: The Ballad - Kirill Serebrennikov

Eduard Limonov é um poeta e político russo radical que ganhou fama no mundo todo graças a sua vida extraordinária. Sob o codinome de Leonid Brezhnev, ele se tornou um ídolo soviético underground, além de ser considerado como um dos líderes mais carismáticos do Partido Bolchevique.


Oh, Canada - Paul Schrader


O brilhante roteirista e diretor Paul Schrader volta a Cannes dessa vez com um longa com novatos e estrelas consagradas.


Oh, Canada acompanha os últimos dias do documentarista Leonard Fife, um aclamado diretor americano que se muda para o Canadá durante a Guerra do Vietnã, e encontra sucesso na criação de um mito em volta de si.


No elenco temos: Jacob Elordi, Uma Thurman, Richard Gere, Michael Imperioli.


Marcello Mio-Christophe Honoré


Estou bastante ansioso para esse filme, sou fã deste diretor desde de " Canções de Amor" e o tema parece bastante criativo e curioso.


Em Marcello Mio, Chiara é atriz e filha de Marcello Mastroianni e Catherine Deneuve. Durante um verão, ela perturbada com a sua própria vida, diz a si mesma que preferiria viver a vida do seu pai do que a própria vida.


The Substance  (Coralie Fargeat)



Ainda sem sinopse este longa tem no elenco: Margaret Qualley, Dennis Quaid e Hugo Diego Garcia .


Bird -Andrea Arnold


A diretora de "American Honey" e "Morro dos Ventos Uivantes" está de volta com um novo longa com uma estrela em ascensão.


Bird segue Bailey, que mora com seu irmão Hunter e seu pai Bug , que os cria sozinho. Bug não tem muito tempo para se dedicar a eles, então Bailey procura atenção e aventura em outro lugar.


No elenco temos: Barry Keoghan ; Franz Rogowski · ; James Nelson-Joyce ; Jasmine Jobson e Rhys Yates.


Anora- Sean Baker



O diretor americano de Red Rocket, Tangerine e Projeto Florida está de volta com uma comédia.


Anora é uma comédia de trabalhadora do sexo de Las Vegas filmada no interior do estado de Nova York e em Las Vegas.


No elenco temos: Mikey Madison, Yura Borisov, Ivy Wolk, Lindsey Normington.


Caught By The Tides- Jia Zhang Ke



O cinema chinês também faz presença no festival com um longa que brinca com a realidade atual e a tecnologia.

Ambientado nos primeiros 20 anos do século 21, a história de uma mulher chinesa que vive tranquilamente enquanto celebra a próspera era da Belle Époque com música e dança.


Ficou curioso para ver algum filme? fale para gente nos comentarios.

 
 
 

Comments


    bottom of page