Conheça a Sensação de Sundance e Futuro Candidato as Premiações de 2021
- Autor
- 14 de fev. de 2020
- 3 min de leitura

Na cobertura que estava fazendo do festival Sundance (ponta-pé inicial da temporada de premiações de 2021), um nome em particular foi unanimidade nas críticas em elogios: “Minari”. O filme estreou no Festival e deu o que falar, levando os dois principais prêmios da noite: o Grand Jury Price (prêmio dos críticos) e Audience Awards (prêmio do público), além de contar com notas altas tanto no Rotten Tomates quanto no Metacritic e achamos que ele pode ser um grande nome na temporada de premiações de 2021.

O filme é dirigido e escrito por Lee Isaac Chung, contando a história de David, uma criança sul-coreana de sete anos que precisa se adequar ao novo ambiente, quando a sua família se muda para o interior dos Estados Unidos no Arkansas depois de comprar uma fazenda.
Por Que achamos que esse Filme Pode ser um Grande Nome

O filme estreou em Sundance e foi muito ovacionado e é produzido por duas produtoras especializadas em promover filmes independentes: A24 (Lady Bird, Ex-Machina) e Plan B (12 Anos de Escravidão) e acredite em nós: eles sabem que tem algo bom em mãos, tanto que nem pôster nem trailer foram lançados até agora. Tudo está sendo calculado milimetricamente para que o longa surte o maior efeito possível na audiência e crítica, levando às premiações.

A história parece ser simples (uma família tentando superar dificuldades em um novo ambiente), mas esse é um dos fatores que pode chamar a atenção do público. Adoramos histórias de superação e na nossa realidade atual, elas realmente são necessárias. Além disso, outro fato interessante é que a família em questão é imigrante sul-coreanos em busca do “sonho americano” e isso pode ressoar não só para os asiáticos, mas como também para os imigrantes que estão tentando sobreviver no país, sem contar que Hollywood agora tem prestado atenção nas produções asiáticas, depois do “Boom” de Parasita e The Farewell (sucessos de público e crítica). Eles estão loucos atrás do novo “Big Asian Sucess”.( Novo sucesso voltado para o público oriental).

Outro fator que acreditamos que ajudará o filme, é que a história é meio autobiográfica, pois o diretor é um imigrante que viveu em uma fazenda no Arkansas. Então, essa é meio que a história da família dele e aprendemos no ano passado com The Farewell, que essa ligação pessoal com o material pode ser ótima, pois traz uma riqueza de detalhes e uma realidade aos diálogos que a maioria dos roteiristas não conseguiria trazer, já que eles não vivenciaram aquela situação.

O filme é basicamente estrelado por atores “desconhecidos” porém, que chamaram a atenção no festival, principalmente o jovem Alan S. Kim e a experiente Yuh Jung Youn. Mas a produção ainda tem um nome que é grande o suficiente para chamar a atenção do público indie: Steve Yeun, nosso querido Glen de The Walking Dead, que está construindo uma carreira após o show. Emplacando papéis em filmes conceituados como Sorry Bother You e Burning, o ator parece ser o chamariz desse filme, considerando que os críticos adoraram a sua atuação chamando-a de “tocante e real” e já se pode até considerar uma a estatueta de melhor ator em 2021.
Esses são alguns dos vários fatores que podem ser trabalhado para a campanha perfeita, de forma que o filme consiga emplacar na temporada da maioria das premiações em 2021. Esperamos que realmente consiga, pois estamos todos muito ansiosos pra vê-lo.
Texto: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Tatiane Raquel
Comments